domingo, 28 de agosto de 2011

Rosácea tem cura?


Com 5 sessões de Luz Pulsada e Laser para Vasos a pessoa com Rosácea volta a ter uma pele normal e clara como antes!

Você sabe o que é Rosácea ? Ela é uma condição médica benigna, que tem um aspecto semelhante a acne, que afeta a face e causa uma  vermelhidão importante, e não é uma doença contagiosa. Estima-se que só nos EUA pelo menos 16 milhões de pessoas sejam portadoras de Rosácea, e 45 milhões no mundo todo. A maioria das pessoas com Rosácea são caucasianos e tem a pele clara.


Os principais sinais e sintomas da Rosácea são rubor facial, vermelhidão face (manchas avermelhadas, às vezes é uma única mancha em cada bochecha), ardência face, pequenas pápulas (se na fase pápulopustulosa) e pústulas, vermelhas vasos sanguíneos fininhos , olhos irritados e ressecados com ardência. Estas crises de vermelhidão – “flushing” no início são transitórias, vão e vem de acordo com o clima, com a alimentação, se a pessoa tomou uma bebida muito quente, ou uma bebida alcoólica, ou uma comida muito apimentada, ou saiu no frio, ou no calor excessivo, ela fica subitamente vermelha, se fez um esporte, se deu uma corrida, só que esta crise de vermelhidão na face não como a que ocorre em uma pessoa normal, que depois que cessa o calor por exemplo, uns 10 ou 15 minutos, a pessoa já volta a sua cor normal.
Na pessoa que tem Rosácea demora muito tempo para esta vermelhidão desaparecer, às vezes mais de 1 hora. Estas crises vão ficando cada vez mais freqüentes, o que dilata mais e mais os vasos, o que por sua vez torna a vermelhidão mais permanente. Somente Laser e Luz Pulsada poderão eliminar estes vasos e esta vermelhidão da pele, cujos resultados já são muito evidentes desde a 1a sessão.
Ela geralmente acomete as bochechas no início, depois o nariz, depois a testa e o queixo. Ela se manifesta geralmente depois dos 30 anos e acomete mais as mulheres que os homens, porém é mais severa nos homens.


Os efeitos da Rosácea no nariz e nos olhos - o nariz é uma das primeiras áreas a ficar vermelhas e as pessoas costumam dizer que tem um nariz de palhaço. Se não tratado este nariz vai se tornando com a pele cada vez mais espessa, bulbosa, devido a hipertrofia das glândulas sebáceas (chama-se Rinofima esta fase da Rosácea que acomete o nariz, e ocorre quase que somente em homens, e o tratamento é com Laser ablativo de CO2 fracionado ou Erbium), e metade das pessoas vão ter sintomas oculares que se manifestam por sensação de ardor, secura e aspereza nos olhos, uma espécie de conjuntivite. Pode também ser acompanhado de vermelhidão das pálpebras e sensibilidade à luz. A Rosácea ocular se não tratada poderá ocasionar uma Ceratite Rosácea e poderá haver um dano à córnea. 

A maioria das pessoas não sabe que tem Rosácea e que esta é uma condição tratável, apenas assumem a sua vermelhidão como se fosse uma condição familiar ou genética ou algum outro problema, e muitas vezes passam anos e anos utilizando produtos cosméticos e realizando cuidados que só fazem piorar a Rosácea ao invés de melhorá-la.

Ela é considerada uma doença crônica, não curável, mas controlável ao ponto da pessoa poder ficar sem qualquer evidência externa da mesma por muitos anos, se não por toda a vida.


As causas da Rosácea ainda são desconhecidas, porém sabe-se que existe um componente genético envolvido, associado a exposição ao sol, a presença de um ácaro nos folículos pilosos pode estar associada, o uso de medicamentos que fazem a vasodilatação excessiva dos vasos sanguíneos é outra causa. Associado a estes fatores existem aqueles que são os agravantes, que servem para irritar a pele da face, dilatar mais ainda os vasos sanguíneos, aumentando com isto a vermelhidão que vai se tornando cada vez mais permanente, de crises transitórias passam a permanentes.

As vezes ela é chamada (erroneamente) de acne do adulto, mas são patologias totalmente diferentes, apenas no aspecto tem alguma similaridade, já que as pápulas e pústulas lembram espinhas e confundem a pessoa que passa a pensar que aquilo é acne. Estas pápulas e pústulas não apresentam qualquer conteúdo em seu interior.

Não existe um exame que faça o diagnóstico de Rosácea, este diagnóstico é essencialmente clínico, ou seja, somente um médico clínico ou dermatologista poderá firmar este diagnóstico com base nos sinais e sintomas encontrados, o que não é difícil de fazer desde que com o conhecimento adequado. Porém, a falta de diagnóstico, às vezes, faz a pessoa, perder anos e anos de poder ter uma condição facial mais agradável, de ter um aspecto melhor, de ter uma vida social melhor, sem os transtornos ocasionados pela Rosácea.


O curso natural da Rosácea - se ela não é tratada ela só tende a piorar ao longo dos anos, que é o que ocorre com a maioria das pessoas que tem Rosácea, que acham que tem esta vermelhidão porque são italianos ou porque são de origem alemã ou porque tem a pele clara, ou porque o pai era assim, ou porque a mãe era igualzinha, ou porque pegou muito sol, enfim, as pessoas sempre tem uma explicação para o seu problema e acabam não procurando um médico para fazer um diagnóstico correto  e estabelecer o tratamento adequado.


Quais os subtipos de Rosácea existentes:

1- Rosácea Eritematotelangectásica - telangectasias são os pequenos vasinhos vermelhos e este subtipo é aquele que se caracteriza principalmente por crises de vermelhidão (flushing) e persistente eritema facial central, ocasionados pelo excesso de vasinhos (telangectasias) que vão se formando ao longo dos anos, mais na região central da face.

2- Rosácea Pápulopustular - caracterizada por  persistente eritema facial central com pápulas e pústulas transitórias. Este é o subtipo que lembra a acne vulgar, exceto pela ausência de comedões a não ser em situações em que as 2 patologias coexistam, isto é, quando a pessoa tem Rosácea e Acne vulgar, aí ela vai apresentar pápulas, pústulas e comedões, e espinhas, o que muitas vezes ocasiona a confusão diagnóstica por anos a fio e a pessoa permanece sem tratamento para a Rosácea.

3- Rosácea Fimatosa - quando ocorre o espessamento da pele do nariz, com nodularidades e aumento da superfície. O Rinofima (no nariz)  é a mais comum apresentação deste subtipo, mas pode ocorre no queixo, bochechas, orelhas, testa.

4- Rosácea Ocular - deve-se considerar o diagnóstico de Rosácea quando apresentar 1 ou mais dos seguintes sintomas - hiperemia interpalpebral conjuntival, sensação de corpo estranho nos olhos, queimação, ardência, coceira, secura, sensibilidade à luz, visão turva, telangectasias da margem da conjuntiva, blefarite, conjuntivite, irregularidade das margens palpebrais. Sinais oculares podem ocorrer antes que manifestações cutâneas ocorram em até 20% das pessoas


O tratamento da Rosácea é feito então baseado na terapia com Luz Pulsada para tratar os vasos já existentes, já dilatados permanentemente, pois não há outra maneira de removê-los a não ser com Luz Pulsada ou Laser NdYag, que é um Laser próprio para remoção de vasos. O resultado é excelente após 3 a 4 sessões de Luz Pulsada ou Laser, a pele deixa de ter aquelas crises de vermelhidão, volta a ficar clara.

Uma vez feita a remoção dos vasinhos, tem o tratamento tópico  que deverá ser feito por um tempo que dependerá da fase em que a Rosácea se encontra. E o terceiro item  do tratamento igualmente importante são os aspectos de cuidados gerais e cosméticos da pele, que terão importante papel na prevenção da recidiva de novas crises, da recidiva dos vasinhos, vermelhidão, das pápulas e pústulas. Se a pessoas entender estes cuidados talvez nunca tenha que repetir o tratamento a Laser ou Luz Pulsada porque poderá nunca mais voltar ao estágio inicial da sua Rosácea. Dentre estes cuidados existem até cosméticos especiais para quem tem Rosácea, e até maquiagem específica para pessoas portadoras de peles sensíveis, com vermelhidão excessiva.

A pessoa que tem dúvidas se apresenta ou não Rosácea, a melhor coisa que deve fazer é uma avaliação-consulta com uma médico especialista no assunto para fazer o diagnóstico adequado, e caso seja Rosácea mesmo, então classificá-la de acordo com a fase em que se encontra e traçar um plano terapêutico adequado.
Rosácea Fotos:
rosácea do tipo pápulopustular













rosácea do tipo eritematotelangectásica









Rinofima







_______________________________________________________________
Todos os tratamentos a Laser e Luz Pulsada na Clínica Estética Moinhos são aplicados por médico conforme  determina o Conselho Federal de Medicina.
Somos membros da:
   * Associação Americana de Laser em Medicina e Cirurgia 
   

5 Comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber quanto custa esse tratamento.

Estética Moinhos disse...

O custo do tratamento para Rosácea vai depender do número de sessões, se é necessário associarmos Laser NdYag ou se somente a Luz Pulsada é suficiente. O melhor nestes casos é a pessoa fazer uma avaliação para podermos indicar os tipos de técnicas que será usadas e o número de sessões.

Marlene Teixeira disse...

O meu dermatologista fez um diagnostico de rosácea após um ano de tratamento para dermatite, alergias, etc. Agora lendo este texto percebi que de mais ou menos 6 meses para cá tenho os sintomas relacionados a rosácea ocular. Antes eu usava lente de contato e agora não consigo mais usar. O oftalmologista disse que isto se deve a má condição lacrimal devido a menopausa. A rosáce ocular tem tratamento?

Lucia Fernandes disse...

Tenho29 anos, meu vermelhão começou com 19 anos hoje sou um pimentão de tanto vermelha, somente a poucos dias fui diagnosticada, mandaram que eu fizesse lazer,mas tenho medo de não funcionar, existe possibilidade?

Edineuza dos Santos Torres disse...

Tenho 40 anos, fui no dermatologista e ele fez um diagnóstico de dermatite rosácea,já tenho isso desde 2000.Já fiz outros tipos de tratamentos e não resolveu o meu problema, agora fui em outro dermatologista e estou fazendo o tratamneto com sobonete, protetor solar e rozex gel. Mas não estou vendo resultado bom,pelo contrário está aumentando mais ainda. Mem ajude por favor. Obrigada.

Postar um comentário

Seguidores

Recent Visitors

  ©Estética Moinhos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo